Área Reservada

INSCRIÇÕES ABERTAS ANO LETIVO 2018/2019

Inscrição

História

O Externato da Quintinha “nasceu” com a vinda do Professor Álvaro Luís Morgadinho de Gouveia para a Quinta da Quintinha – Póvoa de Santo Adrião no ano de 1979. Este facto ficou a dever-se a problemas de saúde que o impediram de exercer a sua profissão a 100%, reformando-se.

Não se sentindo bem, afastado do ensino, resolveu dar explicações em sua casa, onde chegou a ter 15 crianças. A pouca funcionalidade da situação, assim como a grande procura registada, levou-o a constituir sociedade com mais três sócios, tendo alugado uma loja para funcionar como sala de estudo. No entanto, também esta foi insuficiente, pois em quatro meses a referida sala, atingiu a sua lotação máxima. 

Entusiasmado com o sucesso verificado e pressionado por alguns pais, propôs aos sócios o alargamento da sala de estudos, que prontamente concordaram. Tornava-se então necessário, encontrar novas instalações para concretizar tal vontade. 

Foi através de um aluno seu que teve conhecimento das instalações existentes na Quinta da Ponte (Rua Dr. Jaime Cortesão, 6), que após algumas obras deu origem, a 3 de Fevereiro de 1980, à nova sala de estudo, juntamente com o início da Creche e Jardim de infância. 

Posteriormente, foi requerido o alvará para lecionar o ensino básico, e uma vez concedido, foi iniciado o ensino do 1º ano do 1º ciclo. Com o passar dos anos e dada a continuidade do 1º Ciclo, o espaço tornou-se novamente insuficiente, sendo imperativo procurar novas instalações. Foram então adquiridos dois andares (r/c) situados na Quinta da Palmeira, algo distante das outras instalações, cuja comunicação era garantida pelo colégio. 


Face ao crescimento do projeto e das limitações, impunha-se a construção de um edifício de raiz, de modo a oferecer um serviço integrado de maior qualidade. Daí a aquisição de um terreno de 1.200 m2 no Casal da Paradela, tendo-se iniciado a construção do tão desejado edifício que abarcasse desde o berçário ao 4º ano de escolaridade. 

Em 1989, por se ter agravado o seu estado de saúde, o sócio fundador abandona a diretoria do Externato, não abandonando todavia, o projeto em causa. Deste modo, foi contratado um novo diretor para dar continuidade ao projeto, o Professor Manuel Filipe Jesus. Passados dois anos a obra é concluída, iniciando-se então uma nova era no Externato da Quintinha. 

Em 2006 inicia-se a construção de mais um edifício com várias salas destinado somente ao funcionamento da creche, junto às atuais instalações do Externato. 

Neste historial, facilmente se nota o empenho que sempre houve, para melhorar as condições de modo a satisfazer as necessidades das crianças, sendo pretensão de todos os sócios da empresa e seus colaboradores que se mantenha esse espírito fundacional, quer da qualidade do ensino, quer do bem-estar dos alunos e dos colaboradores do Externato.

sidades das crianças, sendo pretensão de todos os sócios da empresa e seus colaboradores que se mantenha esse espírito fundacional, quer da qualidade do ensino, quer do bem-estar dos alunos e dos colaboradores do Externato.

 

 

“Ensinar, Nobre Missão”

   Dando continuidade ao ideário dos fundadores e porque acreditamos que a função que desempenhamos é uma árdua e persistente tarefa, comparável a uma verdadeira missão, pretendemos desenvolvê-la de acordo com valores, princípios e atitudes.

  Julgamos serem os referidos valores, indispensáveis à formação e crescimento do objeto da nossa atividade, assim sendo, todo o projeto se desenvolve com base nos seguintes valores e atitudes:

            

            Valores

Amizade                              Humildade

Arte                                      Imaginação

Autonomia                          Ideal

Civismo                                Igualdade

Competência                        Lealdade

Compromisso                      Liberdade

Cooperação                         Partilha

Criatividade                         Paz

Crítica                                   Respeito

Cultura                                 Sabedoria

Democracia                          Sensibilidade

Diálogo                                 Silêncio

Disciplina                             Sinceridade

Educação                             Sociabilidade

Ética                                   Tolerância

Família                              Sentimento

 

 

            Atitudes

                                                                                              

Autoestima                       Individualidade

Confiança                           Normas

Comunicação                    Planificação

Direito                                  Personalidade

Higiene                                Sexualidade

Humor                                 Solidariedade

Interesse                            Ternura

Humanismo

 

Home | Contactos | Termos de Utilização

© Copyright 2015, Externato Da Quintinha