Área Reservada

INSCRIÇÕES ABERTAS ANO LETIVO 2018/2019

Inscrição

Gestão - Escola

Gerir uma escola é governá-la numa perspetiva sistemática de levantamento dos seus problemas, interesses e ensaios, despoletando um conjunto de atuações conducentes a realizar a missão da escola, ou seja do sucesso escolar e do sucesso educativo.

Deverão ser sempre as opções pedagógicas que condicionam a gestão de uma escola quer ao nível da vertente administrativa/financeira quer ao nível da gestão funcional dos espaços.

Assim sendo passamos a apresentar: as três vertentes de gestão da escola, como caracterizar a situação existente e a forma de atuação.

 

A ESCOLA POSSUI 3 IMPORTANTES VERTENTES DA SUA GESTÂO

• Gestão Pedagógico – didática;

• Gestão Administrativo – financeira;

• Gestão funcional dos espaços;

 

Todas estas vertentes se inter-relacionam e dão corpo à ligação com o exterior.

Nestas vertentes todos os atos, projetos, inter-relações pessoais, serviços e órgãos, se agrupam de forma sistemática.

Na escola, os “atores do processo educativo” (alunos, professores e restantes funcionários) nem sempre têm consciência do seu papel e vocação, implicando, por vezes, uma disfunção no desenvolvimento de todas as vertentes.

 A falta de consciência de cada “ ator “, pelo seu papel desempenhar, a rigidez de uma gestão administrativo - financeira, a falta de circulação de informação em tempo útil e a falta de uma cadeia de comando bem definida, constituem estrangulamentos que impedem o dinamismo de uma autêntica e rica ação Pedagógica.

 

Home | Contactos | Termos de Utilização

© Copyright 2015, Externato Da Quintinha